quarta-feira, janeiro 04, 2006

O Princípio

Todas as coisas começam pelo princípio... Com a óbvia excepção de todas as que começam pelo fim e daquelas que nem chegam a começar. Este diário dos tempos modernos, espelho frágil e nada oculto de uma alma que (vai-se lá saber porquê) se quer ver reflectida em bytes de informação cibernética, começa hoje... E começa precisamente no lado negro da Lua... Passo a explicar:

Recordo-me de me dizerem, desde pequenino, que na Lua mora um homem condenado a triste destino porque trabalhou num domingo... Não me perguntem de onde vem esta sórdida descrição, mas sei que foi assim que aprendi a olhar para a Lua desde a infância... Entre uma vasta panóplia de tretas científicas, diz-se que a Lua influencia as marés dos nossos oceanos, que é suficientemente poderosa para abrandar o movimento de rotação da Terra e assim obrigar-nos a acrescentar mais um segundo a 2005, ou que é feita de queijo (esta última afirmação, a única verdade indiscutível)... Serve este chorrilho de palavras para dizer que, afinal, a Lua, como todas as coisas neste nosso pequeno universo, tem muitos lados, entendendo-se por "lado", em sentido lato, a perspectiva subjectiva ou mais cientificamente objectiva com que cada um de nós para ela olha.

Ora, este blog é a minha Lua ou, mais propriamente, o meu modo de, por entre palavras, deixar aqui o testemunho tosco dos lados por onde vou girando... Hoje negros, amanhã iluminados.